|

terça-feira, abril 19, 2005

Lance Armstrong anuncia que pára depois do Tour

Um dos maiores ciclistas da história, o norte-americano LANCE ARMSTRONG anunciou que deixará o esporte neste ano, após a disputa do Tour de France, a prova mais tradicional do ciclismo de estrada mundial, em que detém o recorde de seis vitórias consecutivas.
"Decidi que o Tour de France será minha última competição como profissional. Meus filhos são meus maiores incentivadores. Mas, ao mesmo tempo, são eles quem me pedem para voltar para casa", anunciou ARMSTRONG nesta segunda-feira 18 de abril nos Estados Unidos.
Muita especulação cercava os planos profissionais de ARMSTRONG, hoje com 33 anos.
No começo do ano, esperava-se o anúncio do fim de carreira do ciclista, que acabou acertando contrato com um novo patrocinador de sua equipe, a Discovery Channel, que substituiu a US Postal, empresa dos correios dos Estados Unidos, garantindo a disputa de pelo menos mais uma edição do Tour de France.
"Em algum momento o atleta tem que parar. O corpo não agüenta trabalhar e trabalhar", comentou nesta segunda. "Mas espero ganhar mais um Tour de France", emendou.
As conquistas esportivas de LANCE ARMSTRONG ganham dimensão ainda maior, quando se destaca em sua biografia a vitória sobre um câncer nos testículos.
Foi após derrotar a doença definitivamente em 1996, que o atleta viu a carreira deslanchar.
ARMSTRONG é o atual hexa-campeão do Tour de France, vencendo a prova mais tradicional do ciclismo de estrada internacional de 1999 a 2004.
No ano passado, o norte-americano se tornou o maior vencedor da competição, superando os franceses JACQUES ANQUETIL e BERNARD HINAULT, o belga EDDY MERCKX e o espanhol MIGUEL INDURAIN, todos com cinco títulos.
O norte-americano irá deixar o esporte com um retrospecto de apenas uma medalha olímpica, com um bronze em Sydney 2000.
ARMSTRONG também participou dos Jogos de Barcelona 1992, mas não pôde ir à Atlanta 1996 por causa do câncer.
No ano passado, abriu mão das Olimpíadas de Atenas alegando estafa física.
Durante a carreira, ARMSTRONG também teve que enfrentar uma série de acusações sobre o uso de estimulantes proibidos para competir.
No entanto, nunca se comprovou que o hexa-campeão do Tour de France tenha um dia se aproveitado do doping.
Recentemente, ARMSTRONG pulou das páginas esportivas para os folhetins de celebridades, ao assumir o relacionamento com a cantora norte-americana SHERYL CROW.
Nesta segunda, durante o anúncio de sua aposentadoria, o ciclista fez questão de citar a namorada.
"Sheryl, você tem sido uma mulher fantástica. Para quem é a rainha do rock'n'roll, você é uma grande fã de ciclismo e uma grande companheira", elogiou.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
Google