|

terça-feira, abril 12, 2005

Tom Boonen faz história e lidera o UCI ProTour

Com a vitória alcançada neste Domingo 10 de abril, na clássica prova Paris-Roubaix, o belga TOM BOONEN não só entrou para a restrita lista de 10 ciclistas que venceram o Tour de Flandes e o “Inferno do Norte” na mesma temporada, como se tornou o segundo ciclista com menos de 25 anos – tem 24 – a triunfar nesta clássica francesa, depois do feito alcançado pelo belga ROGER DE VLAEMINCK, em 1972, com a mesma idade.
BOONEN da equipe belga Quick-Step superou na chegada disputada no Velódromo de Roubaix, o americano GEORGE HINCAPIE da Discovery e o espanhol JUAN FLECHA da italiana Fassa Bortolo, depois de “infernais” 259 km, dos quais 54,7 percorridos sobre paralelepípedos.
“Vencer esta prova é mais do que fantástico. Eu tinha esperança de vencer alguma prova clássica neste início de temporada, ou a Volta a Flandes ou a Paris-Roubaix. Mas ganhar as duas é incrível”, comentou o jovem campeão.
Também o diretor da equipe Quick-Step, PATRICK LEFEVERE, elevou o triunfo de BOONEN, tendo afirmado que encontrou o sucessor do tri-campeão da Paris-Roubaix, JOHAN MUSEEUW.
LEFEVERE comentou ainda: “Ele é o típico exemplo da nova geração que não tem medo. Boonen não é o futuro. Boonen é o presente.“
A temporada 2005 está sendo muito boa para o “gigante belga”, de 1,92 metros de altura e 84 kg de peso.
Antes da Paris-Roubaix, BOONEN havia subido ao mais alto do lugar do pódio no Tour de Flandes e vencido as primeiras duas etapas tanto na Paris-Nice como no Tour do Qatar.
Com as vitória na Bélgica e na França, BOONEN assumiu a liderança do UCI ProTour, já disputadas sete provas, destronando o velocista italiano ALESSANDRO PETACCHI da Fassa Bortolo.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
Google