|

quinta-feira, setembro 01, 2005

Mundial: Triatletas de Santos viajam para Japão

Três atletas de Santos que fazem parte da seleção brasileira de triathlon estão se despedindo do país para seguir rumo ao Oriente.

PAULO MIYASIRO e CARLA MORENO, da categoria elite, e BRUNO PEREIRA MATHEUS, da ala júnior, todos da equipe Unimonte, viajam na noite desta quarta-feira 31 de agosto com destino a cidade japonesa de Gamagori, onde irão disputar o Campeonato Mundial.

A prova, com distâncias olímpicas de 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida, será realizada em 11 de setembro.

Em seus últimos momentos no Brasil, os triatletas não vão apenas se preocupar com o arrumar das malas.

Antes da longa e demorada viagem às terras nipônicas, eles ainda encontrarão tempo para realizar mais treinamentos.

Segundo MIYASIRO, é preciso aproveitar todas as chances para manter o condicionamento físico visando a disputa.

"Toda oportunidade para treino é bem-vinda. Estamos às vésperas de uma competição muito importante, e é preciso estar bem preparado", explica Shiro, como é conhecido, que tem patrocínio também de Pão de Açúcar Club e Terracom.

Aos 29 anos, o santista espera repetir no Japão o grande resultado alcançado no Mundial de 2004, em Portugal.

Na ocasião, ele foi o 13º e o melhor latino-americano.

"Tenho expectativa de novamente chegar bem e quem sabe ser top 10", frisa.

Na atual temporada, Shiro já fez duas provas internacionais e que foram válidas pela Copa do Mundo de Triathlon.

Na Inglaterra foi 22º colocado, enquanto que, na Alemanha, terminou em 25º lugar.

"Com estas experiências no exterior, pude perceber que o nível dos atletas está muito semelhante, parelho. É o que deve acontecer também no Mundial do Japão", esclarece Shiro.

Com dez títulos na temporada, CARLA MORENO vai para a disputa com uma certeza.

Mesmo sabendo das dificuldades que encontrará, ela quer ser a primeira competidora do País a terminar um Mundial acima do nono lugar, melhor resultado obtido por uma brasileira, graças a brasiliense MARIAHA OHATA, em 2003, na edição da Nova Zelândia.

"A esperança é grande, apesar de reconhecer que o nível de uma competição como essa é fortíssimo. Ficar colocada no top 10 já seria bom, mas vou atrás da melhor prova da minha vida", planeja CARLA, de 28 anos, patrocinada também por Pão de Açúcar Club, Nike, PowerBar e Terracom.

Diferente de Shiro e Carla, que disputarão entre os competidores da elite, BRUNO PEREIRA MATHEUS vai disputar a categoria júnior, que terá percurso com metade das distâncias olímpicas, sendo 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida.

Com 19 anos, o atleta aparece como uma das grandes revelações do triathlon nacional e está confiante para tentar a conquista de um bom resultado.

"Confesso que não conheço quase nada sobre meus adversários. Apenas sei que será uma prova dura, pois estarão os melhores do mundo. Porém, estou muito motivado e quero fazer o máximo para me destacar", diz BRUNO, que como júnior tem um bi-campeonato brasileiro, em 2003 e 2005, sendo vice em 2004, um título sul-americano também em 2004 e um terceiro lugar no Campeonato Pan-Americano de 2003.

Vale destacar que o jovem atleta teve sua primeira experiência no exterior no início de agosto.
Em Bogotá, na Colômbia, BRUNO teve ótimo desempenho entre os atletas da categoria sub-23, ao terminar a prova como vice-campeão, além de ser oitavo na classificação geral.

No país da Olimpíada

Uma semana após o Campeonato Mundial, Shiro, Carla e Bruno já teram um novo desafio no exterior, desta vez, na sede dos próximos Jogos Olímpicos.

Em 18 de setembro, eles estarão em Pequim para disputar a etapa da China da Copa do Mundo de Triathlon.

A prova, com distâncias olímpicas, vale pontos o ranking da International Triathlon Union (ITU).




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
Google