quarta-feira, junho 28, 2006
Atenas’2004: TAS mantém o Ouro de Tyler Hamilton
O Tribunal de Arbitragem do Esporte (TAS) rejeitou nesta terça-feira 27 de junho, a apelação feita pelo Comitê Olímpico Russo, pedindo a desclassificação do ciclista norte-americano TYLER HAMILTON.
Campeão da prova de Contra Relógio Individual nos Jogos Olímpicos de Atenas em agosto de 2004, HAMILTON foi flagrado no exame antidoping da Vuelta a España, em setembro do mesmo ano, e está suspenso das competições por dois anos.
A punição foi anunciada em fevereiro de 2005.
A pena foi imposta um mês depois que um exame prévio realizado na capital grega, levantou suspeitas que o norte-americano pudesse ter feito uma transfusão de sangue para melhorar sua resistência.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) não quis levar avante o caso contra HAMILTON, porque a amostra de sangue do ciclista foi congelada por engano, limitando o número de células vermelhas para análise.
“Tyler Hamilton mantém a medalha de Ouro que conquistou em Atenas e o resultado desta prova está definitivamente confirmado”, diz o comunicado oficial divulgado pela TAS.
Nesta semana uma reportagem do jornal espanhol “El Pais”, afirmava que o norte-americano era cliente de EUFEMIANO FUENTES, um dos médicos presos e acusados de envolvimento no escândalo de doping sanguíneo na Espanha.
O artigo mostrava a cópia de um fax, supostamente enviado pela esposa de HAMILTON, HAVEN PARCHINSKI, detalhando uma conta de US$ 54.060 para o médico.
Caso o norte-americano fosse punido, o russo VYACHESLAV EKIMOV herdaria a primeira colocação de Atenas.