|

quarta-feira, junho 28, 2006

Opinião pessoal: Velódromo (Julio Alfaya)

Ha algum tempo atrás, entrei na briga pelo velódromo unindo forças com a Iêda, Clythio, Bernardino, Djan Madruga e outros tantos simpatizantes da idéia.

Fiz a minha parte, participei de reuniões na Prefeitura, gastei tempo e dinheiro na certeza de estar dando uma parcela de contribuição para um bem comum e de grande significado para o esporte e para a cidade.

Lamento informar e assumir publicamente que minha visão desta história de velódromo mudou um pouco. Não porque não considere mais importante esta conquista, mas essencialmente pelo prêço que, pelo que tudo indica, teremos que pagar por ela.

Acho que, de certa forma, estamos sendo "usados" para os propósitos questionáveis da Prefeitura, pois no fundo mesmo, pelo pouco que entendemos de obras, projetos e similares, sabemos que os R$ 18 milhões são um exagero.

Faço questão de frizar que não estou alertando-os para possíveis irregularidades, mas por uma eventual falta de bom senso.

Creio que o mais correto seria socializar (disponibilizar) a planilha de custos para que pudéssemos opinar com mais consistência.

Em resumo, chegamos a conclusão que a pista, em si, custa uns R$ 2 milhões, portanto acho, no mínimo, um despropósito se gastar mais R$ 16 milhões para as obras de infra-estrutura (salas de imprensa, acessos, etc.).

Mas o Nuzman só quer "pensar grande" e tem "arrepios" quando se fala de "pobreza", que a meu ver significaria "incoerência" em uma situação como esta.

Não sei o que vai acontecer. Claramente a Prefeitura está se escudando nos atletas contra o Governo Federal. Por outro lado existe a "obrigação assumida" pela Prefeitura do Rio...

Sei que vão me cruxificar pelo que vou dizer, mas sinceramente, como cidadão, acho que o Governo Federal não tem que dar mais nada. Colocar pé firme nesta questão, e fazer com que a Prefeitura assuma os riscos de uma eventual decisão de cancelamento dos Jogos, ou contratação de um velódromo provisório por uma quantia absurda...

Às vezes as lutas não justificam os preços a serem pagos. Sejamos desportistas mas sejamos, acima de tudo, responsáveis e coerentes e vamos deixar de defender um descalabro destes, na forma em que foi proposto.

Queremos o velódromo sim, mas a custos compatíveis com a realidade de nosso povo e de nossa cidade, e pelo menor custo de manutenção após os Jogos.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
Google