|

quinta-feira, outubro 05, 2006

Free-Bike fecha convênio com a R9 / Estácio de Sá

O campus R9 da Universidade Estácio de Sá, onde se concentram os cursos de Gestão da Informação e Inteligência Competitiva; Fisiologia do Exercício, Medidas e Avaliação; e Citogenética Humana, entre outros, estará recebendo os atletas indicados pela Free-Bike, para a realização de um teste físico de grande importância para ciclistas e triatletas:

Desempenho do teste do Tempo Limite comparando a utilização de 2 tipos de pedais (encaixe - sapatilha e presilha – firma pé)

O teste consiste na comparação entre a utilização dos dois tipos de pedais, verificando se há um aumento na produção de força e conseqüentemente no desempenho aeróbico. (nossa hipótese). Relevância: Melhora na prescrição do treinamento, aproximando as realidades laboratoriais com a prática de rua.

Benefícios para equipe: Mensuração exata da capacidade máxima de consumo de oxigênio além de valores de Freqüência cardíaca máxima e composição corporal (% de gordura).

O teste terá um total de 2 visitas, (tendo que ser terminada no máximo em 2 semanas para cada atleta), sendo realizado 4 testes em cada visita.

Os atletas deverão estar treinando regularmente para provas de ciclismo de longa duração (ou não), visando o alto rendimento, sendo excluídos os sujeitos portadores de algum tipo de lesão ortopédica, ou que estejam fazendo uso de alguma substância farmacológica que pudesse afetar as respostas cardiovasculares.

Os ciclistas são orientados a não praticar exercícios extenuantes por pelo menos dois dias, e para não se alimentar por pelo menos duas horas antes dos testes. Antes de participarem do estudo, são informados sobre os procedimentos do teste, tendo assinado um questionário de estratificação de risco e o termo de consentimento livre e esclarecido.

Programação

1ª Visita: Consiste na caracterização da amostra (% de gordura, massa, estatura), e mais 4 testes iniciais, Teste incremental máximo, 2 testes submáximos de Economia de movimento e o teste principal, o Tempo limite.

Os dois testes de economia de movimento serão feitos em 2 intensidades diferentes (60 e 70% do VO2 máx). O tempo limite serve como parâmetro de avaliação para o efeito do treinamento, sendo colocado no cicloergômetro a intensidade final em que o indivíduo alcançou o seu máximo, tendo que permanecer nessa intensidade até a exaustão.

Os pedais serão trocados de forma aleatória de acordo com a visita (se na 1ª foi utilizado sapatilha, na segunda será o firma pé do cicloergômetro).

2ª Visita : Será o mesmo procedimento realizado anteriormente só que sem a caracterização da amostra.

Todos terão os resultados impressos ao final do último teste.

Como participar

Tendo em vista alguns procedimentos formais, é necessário enviar e-mail para freebike@terra.com.br e solicitar sua inscrição (grátis) no programa.







<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
Google