|

quarta-feira, novembro 22, 2006

Ciclista dinamarquês admite que tomou EPO

O ex-ciclista dinamarquês JESPER SKIBBY confessa na sua biografia, que chega às livrarias nesta quarta-feira 22 de novembro, que tomou EPO desde 1993 e que consumiu outras substâncias proibidas, como cortisona, hormônios de crescimento, testosterona e esteróides.

Em "Skibby - Forstaa Mig Ret" ("Skibby – Me Entenda Bem"), livro cujo parte do conteúdo foi adiantado nesta terça-feira dia 21 pelo jornal dinamarquês "Ekstra Bladet", o ex-ciclista afirma que tomou contato com o mundo do doping em 1991.

O "amigo" que o apresentou às drogas, cujo nome não revela, lhe ofereceu cortisona durante uma etapa da competição espanhola Rota do Sol, na qual acabou em segundo.

JESPER SKIBBY que fez quase toda a sua carreira de ciclista profissional na equipe holandesa TVM, confessou que foi aí que se injetou pela primeira vez, mais precisamente antes da etapa que largada da cidade de Chiclana.

"No início de 1993, comecei a fazer uso de EPO, recebendo uma injeção por dia durante um certo período. O efeito era quase instantâneo: Me sentia mais forte do que nunca, e não sentia os esforços", escreve o ex-ciclista.

"Por mim mesmo"

Skibby, 42 anos, que competiu entre 1986 e 2000, comenta também que ele mesmo se injetava algumas vezes, mas não menciona o nome das pessoas envolvidas, nem diz se outros companheiros de equipe também faziam.

"Não faço isto pelo ciclismo, mas por mim mesmo. Faço pelas minhas filhas e pelos jovens, para que não cometam os mesmos erros que eu", disse SKIBBY.

Em 14 anos como profissional, SKIBBY somou 24 vitórias, entre as quais uma etapa do Tour de France, outra no Giro d’Italia e três na Vuelta a España.




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
Google