quinta-feira, novembro 16, 2006
Ecomotion/Pro: Brasil tem três equipes no top 10
Na fase final da competição, aumenta a disputa entre os times da casa
Na reta final do Ecomotion/Pro 2006, aumenta a briga pela melhor posição entre os brasileiros.
TryOn Oskalunga, Mitsubishi/ Francis/ Hydratta/ QuasarLontra e Vivo/ Atenah/ Salomon ocupam a sétima, oitava e nona posição, respectivamente, com poucos minutos de diferença entre uma e outra.
Na liderança geral da maior corrida de aventura da América Latina, mais uma disputa acirrada entre os primeiros colocados:
Team Sole (EUA), Abarth/ Teva (ESP) e Merrell (NZL).
Depois de quase 72 horas de prova, as equipes ainda encontram forças para correr atrás do tempo perdido.
A TryOn/ Oskalunga, por exemplo, começou a competição mal, mas conseguiu se recuperar e agora lidera entre os brasileiros.
"A prova está bastante longa e cansativa, principalmente para nós que erramos o caminho do primeiro trekking e acabamos perdendo muito tempo com isso. Mas as coisas estão se ajeitando agora. Estamos conseguimos recuperar o tempo perdido", avalia GUILHERME PAHL, um dos componentes da equipe de Brasília, sétima colocada na classificação geral da competição.
Na "cola" da Oskalunga, vem a QuasarLontra, equipe campeã do Ecomotion/Pro 2004.
O time de São Paulo largou de Mangaratiba para o percurso de caiaque duplo até Ilha Grande menos de 20 minutos depois dos brasilienses.
Vivo/ Atenah, única equipe formada apenas por mulheres, também está na briga pela melhor posição entre os brasileiros.
O time perdeu duas posições após errar um caminho, mas logo depois conseguiu recuperar as duas posições novamente.
"Perdemos tempo porque a gente tinha se perdido e também porque resolvemos parar para dormir. Estava muito frio e estávamos muito cansadas. Conseguimos encontrar uma casa no caminho e resolvemos entrar lá e dormir três horas. Apesar disso, acabou sendo melhor. Acordamos mais dispostas e conseguimos recuperar as posições", explica CRISTINA DE CARVALHO.
Entre as equipes estrangeiras, também é difícil apontar qual será a campeã.
Team Sole e Abarth/ Tevas têm se revesado na liderança da competição, com poucos minutos de diferença entre uma e outra.
Merrel também acompanha o ritmo das líderes e ainda tem chances de ficar com título.
O próximo desafio das equipes será um longo trajeto de caiaque duplo de Mangaratiba até Ilha Grande e depois até a Ilha de Itanhangá.
Além das dificuldades para remar em mar aberto na etapa final da prova, os atletas terão que ficar mais de 100 km sem contato com os apoios.
A chegada da primeira equipe do Ecomotio/Pro 2006 está prevista para a partir das 10h desta quinta-feira dia 16, em Paraty.
Confira a classificação até o momento:
1° Team Sole (EUA)
2° Abarth/Teva (ESP)
3° Merrell/Wigwam Team (NZL)
4° Xkrace/Piedras/Kailash (ARG)
5° Dart Muun (EUA)
6° Go Lite/Timberland (EUA)
7° TryOn/Oskalunga (BRA)
8° Mitsubishi/Francis/Hydrata (BRA)
9° Vivo/Atenah (BRA)
10° Bjurfors Adventure (SUE)