|

sexta-feira, setembro 21, 2007

Tribunal declara campeão da Volta da França culpado por doping

PARIS (Reuters) - O ciclista norte-americano Floyd Landis, que teve um exame antidoping positivo para o hormônio masculino testosterona durante sua vitória na Volta da França de 2006, foi considerado culpado de doping por um tribunal arbitral dos Estados Unidos.

"Ele foi considerado culpado. Isso prova que o sistema funciona não importa quem você seja", disse à Reuters por telefone Pat McQuaid, presidente da União Internacional de Ciclismo (UCI), nesta quinta-feira.

Landis afirmou em comunicado: "Esta decisão é um golpe em todos os atletas e ciclistas de todos os lugares." "O tribunal apoiar a Usada (Agência Antidoping dos EUA) quando, em respeito a muitas questões, a Usada não conseguiu provar mesmo as partes mais básicas do caso, mostra que o sistema é fundamentalmente falho. Sou inocente, e nós provamos que sou inocente", acrescentou o ciclista de 31 anos.

McQuaid afirmou que o espanhol Oscar Pereiro, que ficou em segundo na Volta do ano passado, será nomeado o vencedor da prova.

"Segundo nossas regras, Oscar Pereiro será declarado o campeão da Volta da França de 2006", disse o dirigente. Três especialistas do tribunal consideraram que Landis havia injetado testosterona nele próprio após longas discussões que seguiram uma audiência da Usada em maio.

Landis agora pode ser suspenso por dois anos. O ciclista ainda pode recorrer à Corte Arbitral do Esporte, instância máxima da justiça desportiva mundial.




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
Google