|

segunda-feira, janeiro 31, 2005

Fast Triathlon: Canadense vence novamente

O Brasil garantiu o vice-campeonato por equipes no 7º Mundialito de Fast Triathlon Masculino neste domingo (dia 30), em Santos.
E para a alegria da grande torcida local, o santista PAULO MIYASIRO, o Shiro, foi o vencedor da bateria final, com uma performance sensacional, assegurando o 3º lugar individual.
A competição, com um formato diferenciado, reuniu 18 triatletas de seis países de destaque no cenário internacional.
Os Estados Unidos faturaram o bicampeonato por equipes (também ganharam em 2000), com 114 pontos, colocando seus três atletas entre os cinco melhores do ranking final - ANDY POTTS vice-campeão, BRIAN FLEISCHMANN em 4º e VICTOR PLATA em 5º lugar.
O canadense PAUL TICHELAAR repetiu a dose do ano passado, garantindo o 2º título consecutivo individual, superando Potts por apenas um ponto - 43 a 42.
Formada por Shiro, o mineiro BRUNO KHOURI e o paranaense JURACI MOREIRA JÚNIOR, a equipe brasileira ficou com o 2º lugar, marcando 95 pontos.
Além do pódio do talento santista, os brasileiros comemoraram o 6º lugar do estreante BRUNO KHOURI e o 10º lugar do experiente JURACI MOREIRA JÚNIOR, que participou de seis das sete edições do evento.
A decepção ficou por conta do neozelandês KRIS GEMMEL, 5º melhor do Circuito Mundial de 2004 e campeão do fast de 2002 por equipes.
Ele venceu a etapa inicial, mas depois amargou um 15º e um 12º lugares, terminando no ranking apenas na 11ª posição.
Por equipes, a Nova Zelândia, que chegou como uma das cotadas e venceu duas baterias (a 2ª com Nathan Richmond), mas seus atletas não tiveram regularidade, terminando apenas na 5ª colocação, atrás do Japão.
Sob um forte calor, a disputa contou com um alto nível técnico e disputas acirradas e emocionantes.
Foram três baterias - e curtos intervalos para descanso - com os competidores nadando 250 metros, pedalando 4.400 metros e correndo mais 1.440, exigindo muita velocidade e poder de recuperação.
Desde o início os Estados Unidos mostraram ser os favoritos e logo na 1ª disputa seus três atletas terminaram entre os cinco melhores. Assumiram a liderança da classificação por equipes e foram abrindo vantagem.
ANDY POTTS, o novato do time, teve uma atuação muito forte.
O 22º colocado nos Jogos Olímpicos de Atenas e que já foi considerado o melhor nadador júnior do mundo nos 1.500 metros, esteve entre os melhores em todas as baterias, mas foi superado por Tichelaar por um ponto.
O canadense, mais uma vez, foi o melhor a sair do mar nas três baterias disputadas e garantiu o título com dois segundos lugares nas duas últimas disputas.
"O nível foi muito mais forte este ano, tanto que fui campeão e não ganhei nenhuma bateria. Na 3ª disputa, os meus companheiros de equipe foram fundamentais, segurando os meus adversários no pelotão de ciclismo", afirmou o atleta de 22 anos, dizendo que o Fast é seu tipo de competição preferido. "Eu amo esta prova. Ainda mais aqui, com todo esse astral, essa torcida. É uma grande festa também", ressaltou.
Agora, o bicampeão tem como objetivo melhorar sua situação no ranking da International Triathlon Union (ITU).
"Sou só o 165º colocado, mas ainda estou começando. Sou novo e os atletas começam a se destacar com mais idade. Tenho muito a evoluir", comentou o competidor, que já prometeu voltar em 2006. "Com certeza, estarei aqui", ressaltou Tichelaar, que em sua estréia, em 2002, foi o 4º colocado.


|

Afinal saiu ou não??

Muito se falou, muito se especulou, mas a pergunta continua no ar... o lado negro perdeu seu capitão???

|

domingo, janeiro 30, 2005

Murilo Fischer confirmado em nova equipe suíça

O ciclista brasileiro MURILO FISCHER está confirmado como atleta para a temporada 2005, na nova equipe suíça Naturino/ Sapore di Mare, formação que integra o bloco europeu Profissional Continental.

A base da equipe é a mesma da temporada passada, quando o conjunto era patrocinado pela empresa Domina Vacanze, que acabou se transferindo para outro time (acompanhe as matérias).

A nova equipe de FISCHER participará das competições válidas pelo recém criado UCI Europa Tour, já que como não faz parte dos “19 maiores” times do UCI ProTour, só poderá participar dos grandes eventos, se for convidada pela organização dos mesmos.

O brasileiro terá a companhia nas competições de um espanhol, um russo, um Latônio e 14 italianos, que continuarão sendo comandados pelos experientes italianos VINCENZINO SANTONI e GIUSEPPE PETITO.


|

quinta-feira, janeiro 27, 2005

Maior duelo da História

Só para relembrar, foto de um dos 6 duelos entre Dave Scott e Mark Allen no Ironman do Hawaii.

Example

|

Ciclista vira o mais jovem atleta pego em doping

Michael van Staden, ciclista sul-africano de 16 anos, deu positivo por EPO em um exame antidoping, tornando-se o mais jovem a ser pego por uso de uma substância proibida.
O controle foi realizado durante a Volta pela África do Sul sub-16, disputada em setembro, na qual terminou na quinta colocação. As duas amostras extraídas do jovem ciclista deram positivo.
Em dezembro, a Federação Sul-africana de Ciclismo decidiu puni-lo por um ano, mas a sentença foi suspensa porque o máximo organismo deste esporte de seu país aceitou o argumento da defesa que o ciclista não tinha tomado EPO intencionalmente.
O corredor diz que um médico ou o diretor da equipe podem ter injetado a substância sem seu consentimento.
É possível que a Agência Mundial Antidoping e a União Ciclista Internacional (UCI) apelem da decisão da Federação Sul-africana de Ciclismo com o objetivo de investigar quem poderia ter injetado EPO no ciclista


|

quarta-feira, janeiro 26, 2005

AVISO!!!

MORTO , SOMENTE ASSIM SE SAI DO LADO NEGRO.

|

terça-feira, janeiro 25, 2005

Paul Tichelaar é favorito no Fast Triathlon

Campeão em 2004, o canadense Paul Tichelaar é um dos grandes favoritos no Mundialito de Fast Triathlon Masculino neste domingo (dia 30) em Santos. A competição vai reunir triatletas de seis países e conta com um formato especial. Todos os competidores disputarão três baterias seguidas (com curtos intervalos para descanso), nadando 250 metros, pedalando 4.400 metros e correndo mais 1.440 em cada prova.Cada País terá três atletas atuando juntos buscando os títulos no individual e por equipe. Estão confirmados os times do Brasil, Canadá, Nova Zelândia, Japão, República Tcheca e Estados Unidos. As disputas, com transmissão ao vivo pela Rede Globo, no Programa Esporte Espetacular, começam às 9h30, na arena montada na Ponta da Praia, em volta do Aquário Municipal. Na disputa individual, Tichelaar chega motivado com a excelente atuação na edição anterior. O competidor de 22 anos foi sempre o melhor a sair da natação e venceu a bateria inicial, foi o vice na seguinte e fechou com um 3º lugar. Apesar de vir de Edmonton, onde as temperaturas nessa época do ano chegam até a 20 graus negativos, ele não deve ter muitos problemas em relação à adaptação ao forte calor do verão brasileiro, já que compete pela 3ª vez nessa prova. Em 2002, ele foi o 4º colocado em sua estréia, já mostrando ser forte neste tipo de prova, que exige muita explosão e recuperação rápida. -Espero repetir um bom desempenho, mas vai ter gente boa, forte-, comenta o triatleta, que tem como objetivo disputar o Circuito Mundial, visando os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Ele terá como companheiros de equipe Colin Jenkins, atual 56º do Mundo, e Nicolas Hastie, dois novatos no Fast. Seu principal rival deve ser o norte-americano Brian Fleischmann, que compete pelo 3º ano seguido e nos dois anos subiu ao pódio, sendo vice-campeão em 2003 - numa disputa impressionante com o brasileiro Leandro Macedo - e o 3º colocado ano passado. Outro estrangeiro que chega como cotado é o neozelandês Kris Gemmell, campeão por equipes e 3º colocado individual no Mundialito de Fast de 2002. O atleta de foi medalha de bronze no Mundial de Aquathlon de 2004, em Portugal e campeão mundial da modalidade em 2002 no México, mostrando ser um forte candidato. O Brasil estará competindo com dois triatletas olímpicos e com passagens no Fast (campeões por equipes juntos em 2003), Juraci Moreira e Paulo Miyasiro, e um novato, Bruno Khouri. Dos três, o paranaense Juraci é o mais experiente.

|

Galindez é 3º no Meio Ironman do Chile

O triatleta argentino radicado em Santos, Oscar Galindez, da equipe Memorial, garantiu neste domingo (dia 23) a 3ª colocação no Meio Ironman de Pucón, no Chile, a prova mais importante do Continente, na distância. Esta foi a sua disputa inicial na temporada 2005. Nos dois anos anteriores, ele foi o vencedor. “É sempre bom começar a temporada nesta prova e o resultado é uma consequência”, afirmou Oscar.
Na competição deste domingo, ele completou os 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida em 4h 05min 17seg, cinco minutos a mais do que a sua marca de 2004. O vencedor foi o também argentino Daniel Fontana, que em sua estréia na distância, liderou toda a prova, completando em 4h 02min 28seg. O vice foi o australiano Chris McCormack, em 4h 03min 57seg. Fontana e McCormack sairam juntos da água e Galindez fez um ciclismo de recuperação, entregando a bike junto, mas na corrida sentiu o desgaste do esforço no pedal.
“Vim de uma longa temporada em 2004 e não tive descanso. Só parei nas festas de final de ano e com a antecipação desta competição, tive uma semana a menos para treinar. Me senti forte, resistente, mas por ser o início da temporada, estou um pouco lento” , acrescentou o triatleta, que agora se prepara para competir “em casa”, no Triathlon Internacional de Santos.
Mas seu grande objetivo no semestre é uma nova vitória no Ironman Brasil, dia 29 de maio, em Florianópolis. “Talvez eu também dispute o Meio Ironman de Mar Del Plata” , ressaltou referindo-se à outra prova que venceu em 2004. “E no 2º semestre as atenções são todas para o Ironman do Havaí” , completa o triatleta.


|

Ao dono da verdade

Este post é dedicado ao nosso amigo dono da verdade.

Declaração do Dudu que esteve lá:

" a corrida tem umas subidas sinistras.."

Segue altimetria do percurso de corrida em Pucon.
Example


tudo plano malandro... tudo plano.....

Valeu

|

segunda-feira, janeiro 24, 2005

Sobrou de roda para a vida..

Lamento passar esta notícia, mas faleceu ontem nosso companheiro triatleta MARCELO RIBEIRO COSTA que foi atropelado na Rio-Juiz de Fora.
O Alexandre Ribeiro passava pelo local e ficou por lá ajudando a resolver os trâmites terríveis de uma situação como essa.

Julio Alfaya

Infelizmente, o atleta foi atropelado e ao cair seu capacete desafivelou, fazendo com que o atleta batesse a cabeça no chão. Ficam os nossos sentimentos de triatletas e ciclistas para a sua família.

Seguindo a mensagem já passada pela Júlia, cuidado aonde quer estejam treinando e certifiquem-se que os seus equipamentos de segurança estão ok.

Infelizmente perdemos um companheiro, que assim como nós praticava o triathlon e ciclismo por puro prazer.

segue o e-mail enviado por um amigo seu.

" O Marcelo ou "pangaré" como ele assim carinhosamente me chamava, faleceu ontem vitima de atropelamento na BR 040 por volta das 11:30 da manhã, quando fazia sem sombra de dúvida uma das coisas de que mais gostava, que era pedalar.Gostaria de aproveitar esse espaço e deixar uma homenagem a um amigo muito grande e sem sombra de dúvida um triatleta de mão cheia, não pelos seus tempos, porque tanto ele quanto eu somos ou éramos iniciantes, mas pelo espírito de luta que tanto leio nessa lista. Nós brincávamos quando eu dizia que ele seria um exelente corredor, porque quando o assunto era pedal, ele só tomava couro de mim. E por isso sempre que ele fazia um treino bom de pedal, ele me ligava e com orgulho dizia que a minha "moleza" iria acabar, sempre com sorriso e nunca perdendo uma oportunidade de me "dar uma sacaneada".Eu acabei de chegar do velório, e olho para minha bike no quarto e me pergunto se vale a pena treinar ou melhorar algum tempo se já não tenho esse amigão do peito para sacanear. Confesso que a dor é grande e o Triathlon não será o mesmo, pelo menos para mim...

Fabio Ferreira."

|

Colaboração TrisSport

Amigos,

Como alguns sabem estou colaborando com a trisport em uma matéria sobre rodas aerodinâmicas. Para elaboração da mesma, estou me baseando em experiências, reviews gringos, informações das empresas e utilização das mesmas por atletas de ponta.

Caso alguem tenha utilizado alguma das rodas abaixo e possa colaborar como informaçãoes como durabilidade, custo/benefício, rigidez, manutenção agradeço.

- Bora G3
- Eurus G3
- Ghibli
- Zipp 404
- Zipp 303
- Zipp 900
- Hed 3
- Hed Alps
- Hed Disc
- Corima 4 spoke
- Cosmic Carbone
- Cosmic
- Ksyrium SL e elite
- Lightweight obenmayer e disc
- Bontrager race lite
- alguma sugestão??

|

Desafio Via Light 2

E ai galera como foi o desafio da Via Light realizado no último domingo??

O dark side acabou com os pirentos da baixada??

Qual foi a média e a kilometragem da brincadeira??



|

Walteretes pelo mundo

DUDU CAÇA,PAULO RICARDO e MANUELA, mandaram ver em Pucon, Chile, neste fim de semana.

PARABENS GALERA!!!!


47 EDUARDO GONZALEZ 0:34:11 3:04:15 1:44:07 5:22:33
104 PAULO RICARDO OLIVAR 0:41:50 3:02:29 1:58:59 5:43:18



9 MANUELA VILASECA 0:44:12 3:19:40 2:10:28 6:14:20

Manuela foi 9ª mulher geral e 3ª na categoria.

Parabéns!!!!!

|

domingo, janeiro 23, 2005

Giacinti ganha a Volta de São Paulo

TV Globo
Esporte na Globo

SÃO PAULO - O argentino Jorge Giacinti, da equipe Memorial, foi o vencedor da Volta Ciclística de São Paulo. A prova terminou neste domingo após o percurso entre o km 48 da rodovia dos Bandeirantes, em Jundiaí, e o campus universitário da USP.

- Estou muito contente com este triunfo. O resultado aconteceu em virtude do ótimo trabalho de equipe, tenho de agradecer aos meus companheiros, que fizeram tudo o possível para que essa vitória viesse - comentou Giacinti.

O segundo colocadoo no geral também foi um argentino, Matias Médici, da equipe Avaí. O melhor brasileiro foi Pedro Autran Nicácio, de 23 anos, que terminou em terceiro e vibrou muito com o pódio.

- Para mim foi uma vitória, é muito gratificante ser o melhor brasileiro da Volta de São Paulo. Gostaria bastante de poder repetir estes resultado em outras provas. Fiquei muito feliz com o resultado e agora tenho muito que comemorar - ressaltou o atleta da DataRo.

|

sábado, janeiro 22, 2005

Italiano vence etapa da Volta de São Paulo de Ciclismo

O italiano Ângelo Ciccone, considerado uma das maiores revelações do ciclismo de seu país, venceu a oitava e penúltima etapa da Volta do Estado de São Paulo de Ciclismo, disputada neste sábado em 214,8 quilômetros entre as cidades de Ribeirão Preto e Campinas. Ele completou o percurso em 5h08min21s, com média de 41,797 km/h. O pódio foi completado por outros dois estrangeiros: o norte-americano Bryce Jones e o argentino Raul Turano.

A última etapa da competição, que começou no dia 16, será disputada neste domingo, com a chegada da caravana em frente da Raia Olímpica na Cidade Universitária, em São Paulo. A largada será dada às 8h50min no km 48 da rodovia dos Bandeirantes, em Jundiaí. A previsão é que os líderes completem os 46,4 quilômetros de percurso em cerca de 1h15.


|

sexta-feira, janeiro 21, 2005

Volta de SP - CRI

Os argentinos “brasileiros” JORGE GIACINTI, da Memorial/Santos, e MATIAS MÉDICI, do Avaí/Florianópolis, ficaram com os dois primeiros lugares, com tempos de 32m 19s e 32m 21s, respectivamente, enquanto o mineiro PEDRO AUTRAN NICÁCIO, da DataRo/Blumenau, terminou em terceiro com 32m26s, na prova disputada na distância de 24,2 quilômetros, junto a cidade de São José do Rio Preto.

Segue abaixo tempos de alguns de nossos conhecidos, o Fabiele ainda deu no Pagliarini.
Alguém sabe se aconteceu algum problema com o Latino??? Olha o negão andando bem mais uma vez...

45 - MOTTA, Fabiele Team Americas/Airborne/Salto a 5'22''

48 - PAGLIARINI, Luciano Liquigas/Bianchi (Itália) a 5'31''

54 - MOTTA, Fabiano Team Americas/Airborne/Salto a 6'40''

85 - MONTEIRO, Raimundo Seleção Rio/Minas a 19'02''

102 - RITA, Anderson Seleção Rio/Minas a 35'36''

|

Recuperado, Juraci Moreira participa de prova

O atleta JURACI MOREIRA Jr está se recuperando do acidente ocorrido quando voltava de um treino no Paraná, e neste domingo (23/01) estará participando da CIRCUITO DE DUATHLON AQUÁTICO TRIATIVA em Caiobá/PR, nas distâncias 750m natação e 5Km corrida.
A prova acontecerá no mesmo percurso do Sesc Triathlon de Caiobá, e será um teste para muitos atletas iniciantes.
Estarão participando mais de 200 atletas em categorias a partir de 7 anos até 65 anos.


|

quarta-feira, janeiro 19, 2005

LADO NEGRO PELO MUNDO

Será realizado neste feriado, um DESAFIO-TREINO na VIA LIGHT com a presença dos atletas do lado negro, estarão lá, VAVÁ , BOB , MOKOTÓ , DINO e SADDAM, saída da casa do Raimundo às 7:00.

Quem vai dessossar ???? BAIXADA OU DARK SIDE?????

Boa sorte aos 5 e curtam a prova.

ps: soca soca soca soca...

|

Walteretes pelo mundo

Neste domingo dia 23/01 será realizado o Half-Ironman de Pucón - Chile, considerado a rpova com o visual mais bonito terá a participação de 3 walteretes além é claro de grandes nomes do triathlon de longa distância como Oscar Galindez, Chris Mccormack e outros....

Paulo Ricardo, Dudu caça e Manuela irão nos representar lá.

Boa sorte aos 3 e curtam a prova.

ps: soca soca soca soca...

|

Juraci Moreira pode desfalcar o Brasil no Fast Triathlon

A equipe brasileira que disputará o Mundialito de Fast Triathlon, dia 30 de janeiro em Santos, poderá sofrer um sério desfalque. O paranaense Juraci Moreira, o mais experiente entre os três representantes brasileiros - participou da Olimpíada de Atenas - sofreu um acidente na última sexta-feira e poderá ficar de fora do grupo. Caso ele não possa competir, o santista Paulo Miyashiro e o mineiro Bruno Khouri poderão contar com a companhia do cearense Antonio Marcos Souza Silva, o Marquinhos, que no fim de semana ganhou o La Paz Continental Triathlon, na Argentina, e é o primeiro reserva da equipe.
Patrocinado pela Brasil Telecom, Juraci sofreu um acidente durante um treino de ciclismo realizado no Paraná. “Saímos de Curitiba para Caiobá em um grupo de 30 ciclistas, numa pedalada de 120 km. Faltavam apenas 20 km para chegarmos, quando um amigo tocou a minha roda traseira e fomos ao chão. Estávamos a uma velocidade de 45km/h e acabei sofrendo escoriações no braço, perna e pé esquerdos”, relatou o atleta.
Nesta terça-feira (18/01), o triatleta se submeteu a uma radiografia para avaliar a contusão. “Estou sentindo dores e não consigo treinar direito. Por isso estou preocupado”, declarou Juraci, que nesta segunda-feira avisou os organizadores da prova do ocorrido. Estes imediatamente entraram em contato com Marquinhos, que também compete pela Brasil Telecom. “Eu sei que ele tem uma prova no Chile no mesmo dia e, por isso, pedi para que o deixassem em alerta”, afirmou Juraci.
Se Juraci realmente não participar do Fast Triathlon, Marquinhos terá de optar pela prova ou pelo Villarica South American Triathlon Championship, segunda competição pré-olímpica da temporada, no Chile. O Mundialito de Fast Triathlon será realizado na Ponta da Praia, em Santos. A prova terá transmissão da TV Globo e será disputada em três baterias, com 250m de natação, 4,4 km de ciclismo e 1.440 m de corrida.


|

Tradução das Frases abaixo

"Keep the post-workout beer cold. Don't worry about returning phone calls orfeeding the kids. I repeat: Keep the beer cold." Scott Tinley, world-class triathlete and beer drinker
"Mantenha a cerveja de depois do exercício gelada. Não se preocupe em retornar as ligações ou alimentar as crianças. Eu repito: mantenha a cerveja gelada" Scott Tinley

"Giving up was never an option." Lance Armstrong
"Desistir nunca foi uma opção" Lance Armstrong

"Alpe d'Huez 1999 - I could do this thing on a damn tricycle. It's not a problem" Lance Armstrong
"Alpe d'Huez 1999 - Eu posso subir essa coisa até mesmo num triciclo. Isso não é problema" Lance Armstrong

TdF2000, when other riders were changing bikes on a climb: I can beat those guys on a mountain bike." Lance Armstrong.
"TdF2000, quando outros ciclistas trocavam de bicicletas em uma subida: eu posso vencer esses caras com uma mountain bike"Lance Armstrong

Once someone asked me what pleasure I got out of riding my bike for so long. "Pleasure?" I asked. "I don't understand the question. I didn't do it for pleasure. I did it for pain". Lance Armstrong
Uma vez me perguntaram qual o prazer que eu tinha em pedalar por tanto tempo." Prazer?? eu perguntei. Eu não entendi a pergunta. Eu não faço isso por prazer. Eu faço pela dor" Lance Armstrong

|

terça-feira, janeiro 18, 2005

Volta SP:André Grizante vence e lidera novamente

Foi encerrada a instantes a 3ª etapa da Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo.
A mais longa etapa da competição, foi disputada na distância de 239,2 Km, entre as cidades de Atibaia e São Carlos.
Em um "sprint" final emocionante, o paulista ANDRÉ GRIZANTE da equipe Exta/ Caloi venceu a etapa e assumiu novamente a liderança da Classificação Geral.
Na seqüência a cobertura completa da etapa.


|

Volta de SP correção na classific. após 2ª etapa

O pedido de revisão dos tempos da segunda etapa, feito por várias equipes, provocou uma grande reviravolta na Classificação Geral da 2ª edição da Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo.
Os Comissários acataram o argumento de que a queda de vários ciclistas a 800 metros da chegada, prejudicou o grupo, e todos receberam o mesmo tempo do primeiro colocado da etapa, o português PEDRO SOEIRO.
Com isso, os maiores beneficiados foram os brasileiros ANDRÉ GRIZANTE da equipe Extra, e LUCIANO PAGLIARINI da Liquigas/ Bianchi, da Itália.
Eles saltaram de 9º e 10º colocados na Classificação Geral para segundo e terceiro, respectivamente, logo atrás do argentino da equipe Memorial de Santos, JORGE GIACINTI, que manteve a liderança.
ANTONIO NASCIMENTO, o Tonho, também da Memorial, caiu da terceira para a nona posição.
A Classificação Geral por Equipes também foi alterada. Agora 19 equipes têm o mesmo tempo, 15h 08m 24s, ficando definida a posição de cada uma pelos resultados diários de seus três melhores ciclistas.


Confira como ficou a Classificação Geral individual,após revisão da 2ª etapa:

1° Jorge Giacinti (Memorial) ARG, em 5h 02m 42s
2° André Grizante (Extra) BRA, MT
3° Luciano Pagliarini (Liquigas) BRA, a 2s
4° Milton Wynants (Alas Roja) URU, a 2s
5° Adolfo Trabochi (Monti) ARG, a 2s

|

Aniversário do Homem Foice

Amigos hoje é aniversário do HOMEM FOICE, também conhecido como CAVALO LOUCO e eventualmente chamado de Eduardo Gonzalez.


Parabéns CAÇA e boa sorte em PUCON.

Abraços dos amigos.

|

segunda-feira, janeiro 17, 2005

Atletas e suas Frases

"Keep the post-workout beer cold. Don't worry about returning phone calls orfeeding the kids. I repeat: Keep the beer cold." Scott Tinley, world-class triathlete and beer drinker

"Giving up was never an option." Lance Armstrong

"Alpe d'Huez 1999 - I could do this thing on a damn tricycle. It's not a problem" Lance Armstrong

"TdF2000, when other riders were changing bikes on a climb: I can beat those guys on a mountain bike." Lance Armstrong.

Once someone asked me what pleasure I got out of riding my bike for so long. "Pleasure?" I asked. "I don't understand the question. I didn't do it for pleasure. I did it for pain". Lance Armstrong

|

Fast Triathlon: Americanos chegam como favoritos

Chegando com um time forte e experiente, os norte-americanos aparecem como grandes cotados no Mundialito de Fast Triathlon Masculino, que será disputado no próximo dia 30, em Santos.
A competição vai reunir 18 triatletas de seis países, contando com um formato especial e transmissão ao vivo pela Rede Globo, no Programa Esporte Espetacular, a partir das 9h30, na arena montada na Ponta da Praia, em volta do Aquário Municipal.
Os competidores disputarão três baterias seguidas (com curtos intervalos para descanso), nadando 250 metros, pedalando 4.400 metros e correndo mais 1.440 em cada disputa. Eles somarão pontos para os títulos no individual e por equipes.
Os Estados Unidos já levaram em 2000 e foram vice em 2003 (perdendo para o Brasil). No ano passado ficaram 4º lugar.
Esta é a 7ª edição deste tipo de disputa no Brasil e a 6ª vez que VICTOR PLATA compete.
O atleta de 31 anos, que foi o 27º colocado nos Jogos Olímpicos de Atenas, nasceu em Minessota e já chegou a morar no Brasil na infância.
Já BRIAN compete pelo 3º ano seguido, sendo que em 2003 foi o vice-campeão, com um desempenho muito forte. Venceu a bateria inicial, foi o 3º colocado na disputa seguinte e fechou a prova com vitória. No ano passado, ele subiu ao pódio novamente, na 3ª colocação, comprovando ser um dos grandes nomes no evento.
A equipe terá, também, BRIAN POTTS, novato no evento, mas credenciado por ser um dos melhores nadadores do Circuito Mundial. No ano passado, ele foi o 11º colocado no Mundial na Ilha da Madeira e o 22º nos Jogos Olímpicos de Atenas.
Entre os rivais dos Estados Unidos estarão os donos da casa.
O Brasil também terá dois olímpicos na disputa, o paranaense JURACI MOREIRA JÚNIOR, que assim como Victor Plata, disputou seis das sete edições, e o santista PAULO HENRIQUE MIYASIRO, o Shiro, levando a vantagem de contar com o apoio da torcida local. A seleção é completa com o mineiro BRUNO KHOURI, novato no Fast.
No último dia 2, também em Santos, o Brasil comemorou o bicampeonato individual de CARLA MORENO na versão feminina.
Entre os homens, o melhor resultado do País foi em 2003, com os títulos por equipes e no individual, com LEANDRO MACEDO.
Nesse mesmo ano, Shiro foi o 4º colocado. No ano passado, os brasileiros ficaram com o vice, atrás dos sul-africanos.


|

quinta-feira, janeiro 13, 2005

Ironman Brasil 2005

Só para lembrar:

Faltam 136 dias pro Ironman Brasil 2005

Floripa que nos aguarde.

|

-VOCÊ É HANDS ON?? (Max Gehringer-Colunista Revista EXAME)

Vi um anúncio de emprego. A vaga era de gestor de atendimento interno, nome que agora se dá à seção de serviços gerais.
E a empresa contratante exigia que os eventuais interessados possuíssem - sem contar a formação superior - liderança, criatividade, energia, ambição, conhecimentos de informática, fluência em inglês e não bastasse tudo isso, ainda fossem hands on.
Para o felizardo que conseguisse convencer o entrevistador de que possuía mesmo essa variada gama de habilidades, o salário era um assombro: 800 reais. Ou seja, um pitico. Não que esse fosse algum exemplo absolutamente fora da realidade.
Pelo contrário, ele é quase o paradigma dos anúncios de emprego atuais. A abundância de candidatos está permitindo que as empresaslevantem, cada vez mais, a altura da barra que o postulante terá de saltarpara ser admitido. E muitos, de fato, saltam. E se empolgam. E aí vêm as agruras da superqualificação, que é uma espécie do lado avesso do efeito pitico...
Vamos supor que, após uma duríssima competição com outroscandidatos tão bem preparados quanto ela, a Fabiana conseguisse ser admitida como gestora de atendimento interno. E um de seus primeiros clientes fosse o seu Borges, gerente da contabilidade.
- Fabiana, eu quero três cópias deste relatório.
- In a hurry!
- Saúde.
- Não, isso quer dizer "bem rapidinho". É que eu tenho fluência em inglês.
Aliás, desculpe perguntar, mas por que a empresa exige fluência em inglês se aqui só se fala português?
- E eu sei lá? Dá para você tirar logo as cópias?
- O senhor não prefere que eu digitalize o relatório?
Porque eu tenho profundos conhecimentos de informática.
- Não, não. Cópias normais mesmo.
- Certo. Mas eu não poderia deixar de mencionar minha criatividade. Eu já comecei a desenvolver um projeto pessoal visando eliminar 30% das cópias que tiramos.
- Fabiana, desse jeito não vai dar!
- E eu não sei? Preciso urgentemente de uma auxiliar.
- Como assim?
- É que eu sou líder, e não tenho ninguém para liderar. E considero isso um desperdício do meu potencial energético.
- Olha, neste momento, eu só preciso das três có...
- Com certeza. Mas antes vamos discutir meu futuro...
- Futuro? Que futuro?
- É que eu sou ambiciosa. Já faz dois dias que eu estou aqui e ainda não aconteceu nada.
- Fabiana, eu estou aqui há 18 anos e também não me aconteceunada!
- Sei. Mas o senhor é hands on?
- Hã?
- Hands on. Mão na massa.
- Claro que sou!
- Então o senhor mesmo tira as cópias. E agora com licença que eu vou sair por aí explorando minhas potencialidades. Foi o que me prometeram quando eu fui contratada.
Então, o mercado de trabalho está ficando dividido em duasfacções:
1 - Uma, cada vez maior, é a dos que não conseguem boas vagas porque não têm as qualificações requeridas.
2 - E o outro grupo, pequeno, mas crescente, é o dos que são admitidos porque possuem todas as competências exigidas nos anúncios, mas não poderão usar nem metade delas, porque, no fundo, a função não precisava delas. Alguém ponderará - com justa razão - que a empresa está de olho no longo prazo: sendo portador de tantos talentos, o funcionário poderá ir sendo preparado para assumir responsabilidades cada vez maiores. Em uma empresa em que trabalhei, nós caímos nessa armadilha. Admitimos um montão de gente superqualificada. E as conversas ficaram de tão alto nível que um visitante desavisado que chegasse de repente confundiria nossa salinha do café com o auditório da Fundação Alfred Nobel.
Pessoas superqualificadas não resolvem simples problemas !
Um dia um grupo de marketing e finanças foi visitar uma de nossas fábricas e no meio da estrada, a van da empresa pifou. Como isso foi antes do advento do milagre do celular, o jeito era confiar no especialista, o Cleto, motorista da van. E aí todos descobriram que o Cleto falava inglês, tinha noções de informática e possuía energia e criatividade. Sem mencionar que estava fazendo pós-graduação. Só que não sabia nem abrir o capô. Duas horas depois, quando o pessoal ainda estava tentandodestrinchar o manual do proprietário, passou um sujeito de bicicleta. Para horror de todos, ele falava "nóis vai" e coisas do gênero. Mas, em 2 minutos, para espanto geral, botou a van para funcionar. Deram-lhe uns trocados, e ele foi embora feliz da vida. Aquele ciclista anônimo era o protótipo do funcionário para quem as empresas modernas torcem o nariz :
O que é capaz de resolver, mas não de impressionar.

|

quarta-feira, janeiro 12, 2005

Bloco do Banga

Está rolando ensaio do bloco da banda de percussão Bangalafumenga, da qual eu e a Roberta (Sensível) fazemos parte.

Os ensaios acontecem às quintas-feiras, no Espaço Cultural Sérgio Porto, no Humaitá, das 20 às 22hs (em ponto).

Quer quiser ir, mande e-mail pra mim ou para a Beta que colocamos o nome na lista (mega disconto).

Esta quinta contaremos com a presença do Rio Maracatu.

Contamos com a presença de vocês!!

Roberta e Júlia

|

Sai fora Gaúcho

Hoje dia 12/01 as 11:28 ,recebi uma ligação do Saddan, deseperado pela presença dos inhos no pedal de sábado.

Estaria ele:

1- querendo tomar na cabeça do maior número de ciclistas possível???

2- querendo sobrar não só de ciclistas mas de triatletas também????

3 - querendo mostrar para todos, sem exceção, a sua nova companhia, KALUKA o Gorilão???

4 - ou estaria querendo mais testemunhas para suas novas inveções químicas???

Façam suas apostas...

|

terça-feira, janeiro 11, 2005

Fast Triathlon: Equipe masculina é definida

Com as presenças do paranaense JURACI MOREIRA JÚNIOR e do santista PAULO MIYASIRO, o Shiro, atletas que defenderam o País nos Jogos Olímpicos de Atenas, o Brasil terá uma equipe "semi-olímpica" no Mundialito de Fast Triathlon Masculino, que será disputado no próximo dia 30, em Santos.

A exceção será um atleta que chegou de ‘mansinho’, bem ao estilo do povo de sua terra.

O mineiro BRUNO KHOURI foi a grande surpresa da seletiva masculina realizada neste ultimo domingo (dia 2) e terminou a competição como o 2º melhor do ranking.

A seletiva para definir o time brasileiro teve o mesmo formato da competição oficial, com os atletas competindo em três baterias (com curtos intervalos para descanso), com 250 metros de natação, 4.400 metros de ciclismo e 1.440 metros de corrida. Com a presença de um grande público, mesmo com o calor de 35 graus, a disputa reuniu 25 atletas de vários estados.

JURACI é o mais experiente do time, tendo participado de cinco das seis edições já realizadas.

Na seletiva ele foi imbatível, vencendo as três baterias realizadas, somando 75 pontos.

Juraci comemorou muito o resultado. "Esta vitória é a recompensa por um trabalho bem feito. Excluindo a vitória na etapa de Pirassununga do Meio Ironman, tive um 2004 muito difícil, complicado, já que não tive um resultado satisfatório nas Olimpíadas. Mexeu comigo e fiquei muito chateado”, comentou.

“Hoje, apesar do calor e do ritmo forte característico do Fast, não achei que estava tão complicado. Mesmo saindo mal da água, consegui me recuperar bem no ciclismo e corrida para vencer todas as baterias", comentou o atleta de 25 anos, que é treinado por HOMERO CACHEL.

SHIRO já competiu em 2003 e ficou em 3º lugar na formação da equipe, com 64 pontos.

“No ano passado me dediquei exclusivamente à conquista da vaga olímpica e não consegui a vaga para o Fast. Estou muito feliz por ter a chance de dar o sangue pelo meu Pais em casa, junto à minha torcida, que sempre me ajuda muito”, afirmou SHIRO, que está com 28 anos e ano passado foi o melhor latino-americano no Mundial de Triathlon.

Já BRUNO é o estreante e foi 2º melhor no ranking, um ponto a mais que o atleta de Santos.

"Nem estou acreditando. Parece um sonho para mim. Vou ter a chance de representar o verde e amarelo junto com dois atletas incríveis. Posso dizer com toda certeza que vou dar meu sangue para conseguir ajudar o time brasileiro a vencer o Mundialito", comentou o atleta, de 27 anos. "Alguns estados têm certa hegemonia no triathlon, como São Paulo, com a força de Santos. Agora chegou um mineirinho para mostrar a cara de seu Estado", acrescentou.

O Mundialito de Fast Triathlon Masculino será disputado dia 30, em Santos.


Resultado oficial da seletiva1 - Juraci Moreira Júnior (Curitiba/PR) - 75 Ptos - CLASSIFICADO
2 - Bruno Khouri (Belo Horizonte/MG) - 65 - CLASSIFICADO
3 - Paulo Miyasiro (Santos/SP) - 64 - CLASSIFICADO
4 - Antonio Marcos (Fortaleza/CE) - 58 - Reserva
5 - Virgilio De Castilho (Rio De Janeiro/RJ) - 55
6 - Tiago Santos (Juiz De Fora/MG) - 53
7 - Fábio Carvalho (Santos/SP) - 48
8 - Eduardo Bley (São Paulo/SP) - 41
9 - Reinaldo Colucci (São Carlos/SP) - 40
10 - Antonio Mansur (São Paulo/SP) - 38

|

Quadro Look utilizado nas pistas em Atenas

Quadro look 496 Athene Track
peso : 2340 g (completo c/ garfo)
Vendido somente sobre encomenda direto da fábrica pela pechincha de U$ 9999,99



ExampleExample

|

Ironman Brasil 2005 - inscritos

Como todos sabem em maio tem o Ironman Brasil 2005 que distribui 50 vagas para o mundial no Hawaii. Ano Passado em nossa equipe éramos 5 tentando a vaga, este ano o número aumentou, segue a relação.

- ALVARO BALLEJO FIUZA DE CASTRO (confirmado)
- ALÍCIA DE FARIA PAVARINI (confirmado)
- ANDRE JUNQUEIRA BASTO LIMA (confirmado)
- EDUARDO GONZALEZ (confirmado)
- EDUARDO WERNECK (confirmado)
- FERNANDO JUNQUEIRA (confirmado)
- GUSTAVO SLAIB CRUZ PEREIRA (confirmado)
- JOÃO PAULO TEIXEIRA COSTA
- PATRICK WELLISCH (confirmado)
- PAULO RICARDO
- RODRIGO TOSTA GONÇALVES (confirmado)
- SÉRGIO AUGUSTO RENAULT BECHARA GOMES
- WALTER TUCHE

Boa sorte a todos e bons treinos até lá.


|

Lance ainda tentará o Hepta no Tour

O americano LANCE ARMSTRONG ainda participará de pelo menos uma edição do Tour de France.
Será nesta temporada ou em 2006, anunciou o próprio ciclista na apresentação da sua nova equipe, a Discovery Channel, ocorrida nesta segunda-feira 10 de janeiro na cidade americana de Silver Springs (Maryland).
O contrato com o novo patrocinador, que sucede à US Postal, prevê que ARMSTRONG, recordista de vitórias no Tour de France, com seis triunfos consecutivos, volte a disputar a competição em 2005 ou em 2006, explicou o capitão da Discovery Channel.
LANCE adiantou, no entanto, que só tomará uma decisão definitiva no final de abril, depois das "clássicas" de primavera.
"Será um bom momento para decidir. Ninguém diz que a minha participação é possível. Não excluímos nada, vamos ver."
"Definitivamente a única mudança já definida da temporada, é não começar o ano já focado no Tour", disse ARMSTRONG.
"As boas novas são que eu vou competir em outras provas, tentar títulos que eu ainda não tenho. Planejo usar estas competições como treinamento e vou avaliar no final de abril se competirei o Tour", revelou o ciclista.
O texano prevê participar em várias provas "clássicas" da temporada européia, como a Volta à Flandres (4 a 6 de março), a Liège-Bastogne-Liège (24 de abril) e, provavelmente, na Amstel Gold Race, na Holanda (17 de abril).
Questionado sobre a sua relação tumultuosa com o público francês, que por vezes o vaia na beira das estradas, ARMSTRONG respondeu que não tem problemas relativamente a essa questão.
"Penso que a percepção (nos Estados Unidos) da minha relação com o público francês no seu conjunto é absolutamente incorreta. A maioria das pessoas que estão na beira da estrada me apóiam. Alguns dizem coisas desagradáveis, mas não tenho problemas
com isso

|

quarta-feira, janeiro 05, 2005

PROCURA-SE VIVO OU MORTO
Example
RESPONDE PELOS SEGUINTES APELIDOS:
-SADDAM RUSSEIN
-GAÚCHO
-BLAU
-JHONY
-PAPAI SMURPHY

CRIMES COMETIDOS:
MATAR TANGERINAS
ACABAR COM "INHOS"
E OUTROS IMPUBLICÁVEIS.

CUIDADO: ESTÁ SEMPRE ESCOLTADO POR 2 MALFEITORES

RECOMPENSA: 1 CAVACA E UMA MÉDIA NA PADARIA DO SEU MANEL


|

Campeão olímpico Russo é esfaqueado e morre

O ciclista russo DIMITRI NELYUBIN, campeão olímpico da prova de Perseguição por Equipes pela então União Soviética nos Jogos de Seul, em 1988, morreu depois de ser esfaqueado, em incidente ocorrido na cidade de São Petersburgo.
A Federação Russa de Ciclismo informou nesta terça-feira 4 de janeiro, a morte do atleta, de apenas 33 anos. O fato aconteceu durante os festejos de Ano Novo.
Acompanhado de dois amigos e alguns familiares, NELYUBIN preparava para soltar fogos de artifício quando foi surpreendido por um grupo de desconhecidos.
Iniciou-se então uma discussão, e o ciclista foi atingido várias vezes no estômago. Ele foi levado a um hospital da região, mas não suportou os ferimentos.
A polícia russa abriu uma investigação para apurar os culpados pelo assassinato de NELYUBIN, mas nenhum suspeito foi apontado até o momento.
Atleta-prodígio, NELYUBIN ganhou o ouro nos Jogos de Seul quando tinha apenas 17 anos.
Ele fazia parte da equipe de perseguição da União Soviética, ao lado de GIANTAUTAS UMARAS, ARTURAS KASPUTIS e VIATCHESLAV EKIMOV.
No entanto, depois do sucesso prematuro, NELYUBIN não conquistou resultados expressivos ao longo de sua carreira como ciclista profissional.


|

Copa América: 4 equipes estrangeiras confirmadas

Depois de representantes dos Estados Unidos, outras três equipes estrangeiras confirmaram participação na quinta edição da Copa América de Ciclismo, que será disputada neste Domingo 9 de janeiro, no autódromo internacional José Carlos Pace, em Interlagos São Paulo.

A prova da categoria Elite masculina, que terá transmissão ao vivo da TV Globo, a partir das 10 horas, dentro do Esporte Espetacular, contará com ciclistas do Uruguai, Argentina e Portugal, além dos melhores atletas brasileiros.

Entre os ciclistas confirmados, destaque para o uruguaio ALEM REYES, atual campeão da competição.
Aos 25 anos, o atleta vice-campeão da Copa da República de 2002, disputada no Rio de Janeiro, é um dos líderes da equipe Villa Teresa, de Montevidéu.
A equipe conta ainda com MIGUEL ANGEL DIRENNA, JUAN MANUEL SOSA, JORGE RAUL BRAVO e FEDERICO MOREIRA, o mais premiado do grupo, com várias vitórias internacionais na carreira e a participação em duas Olimpíadas.

Na equipe Tubulares Monti, da Argentina, um dos destaques é EDDIE CISNEROS, vice-campeão da Copa América de 2004 e quarto colocado na primeira edição da Volta do Estado de São Paulo.
Ele correrá ao lado de ADOLFO GABRIEL TRABOCHI, EMILIO JOSÉ SAN MARTIN, FRANCO ERIC LOPARDO, CRISTIAN RODOLFO LEON e RAUL TURANO.

País de grande tradição no ciclismo mundial, Portugal será representado pela equipe Vulcal/SC Pombal, que tem vários atletas de renome internacional.
PEDRO MIGUEL MIRANDA SOEIRO, campeão português de estrada de 2003, é um exemplo.
Profissional desde 1996, ele é um dos destaques do grupo, que conta ainda com CLÁUDIO FILIPE PEDRO APOLO, PAOLO PRATURLON, ANGELO CICCONE, IVANO SANZOVO e LORIS GOBBI.

Já a americana Aerospace Engineering/ VMG é formada por HUGH MORAN, GUSTAVO CARRILLO, ERIN KEIM, CHRISTOPHER DELUISE, CHRISTOPHER BRICE JONES e JASON SANGER.
GUSTAVO CARRILLO é o mais experiente do grupo, tem 36 anos e acumula vitórias em países das Américas do Sul, do Norte e Central.

HUGH MORAN já participou de provas no Brasil em 2004, como a Volta do Rio de Janeiro, ocupando a 18ª colocação, e a Volta Internacional do Estado de São Paulo, com o 23º lugar.
A prova da categoria Elite masculina terá entre oito e dez voltas no circuito.
Além da premiação para os ciclistas mais bem colocados na classificação geral, a competição dará bônus para as metas volantes.
Ao todo, serão distribuídos cerca de R$ 21 mil em prêmios.


|

terça-feira, janeiro 04, 2005

Após queda, triatleta Ana Boccanera será operada

O Globo

RIO - A triatleta carioca Ana Cristina Boccanera vai se submeter a uma cirurgia no metacarpo da mão direita nesta terça-feira, no Rio. Estreante na seleção brasileira de triatlo, ela sofreu uma queda na terceira e última bateria do Mundialito de Fast Triatlo, em Santos, no domingo, fraturando a clavícula e a mão, além de cortes e escoriações no rosto.

- Senti muita dor. Fui de cabeça na grande. Pensei que tivesse sido pior. Só penso em voltar logo a treinar. O pior é que ficou a tristeza de não poder estar na melhor parte, na hora da comemoração, do pódio. Foi frustrante e ainda voltei quebrada para a casa - disse Ana, que além das fraturas, levou sete pontos no rosto e mais cinco no supercílio


|

segunda-feira, janeiro 03, 2005

Especialistas no sprint são favoritos na V Copa América

A prova será disputada neste domingo, no Autódromo de Interlagos

São Paulo (SP) - Sem as surpresas que raramente acontecem em provas rápidas - dificilmente as equipes permitem alguma fuga do pelotão principal -, a expectativa para a quinta edição da Copa América de Ciclismo, que será disputada no domingo, dia 9, no autódromo internacional José Carlos Pace, em Interlagos, é a decisão do título apenas no sprint, a emocionante chegada que reúne os atletas mais rápidos do esporte. A TV Globo transmite a prova da elite masculina ao vivo, a partir das 10 horas, dentro do Esporte Espetacular.

Além dos estrangeiros convidados, pelo menos nove ciclistas entrarão na prova para brigar pela vitória nos últimos metros do circuito paulistano. Os principais favoritos são o paulista André Grizante, líder do ranking brasileiro, que defende a equipe Extra/Suzano, e o paranaense Nilceu Aparecido dos Santos, da Scott/Marcondes César/Fadenp/São José dos Campos, vencedor de várias provas rápidas em 2004.

O grupo de sprintistas conta ainda com Armando Camargo, terceiro colocado na prova do ano passado, Daniel Rogelin, Antônio Nascimento e o argentino Jorge Giacinti, todo da Memorial/Santos; Rodrigo Morcegão de Brito, da Extra; Jean Coloca e Robson Figueiredo, o Robinho, da Scott. Depois da Copa América, os ciclistas vão enfrentar outro desafio: a segunda edição da Volta Internacional do Estado de São Paulo.

“Todas as equipes contam com mais de um sprintista e, geralmente, na reunião feita na véspera da prova, decidimos quem está melhor e para quem o grupo vai trabalhar durante a competição”, comenta o técnico José Carlos Monteiro, o Carlinhos, da Scott/Marcondes César/Fadenp/São José dos Campos. “Nós vamos com três velocistas, todos experientes e em condições de lutar pela vitória. A prova promete ser emocionante.”

A prova da categoria Elite masculina terá entre oito e dez voltas no circuito. Além da premiação para os ciclistas mais bem colocados na classificação geral, a competição dará bônus para as metas volantes. Ao todo, serão distribuídos cerca de R$ 21 mil em prêmios.

Além das principais equipes do Brasil, a organização convidou atletas da Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Portugal e Itália. Em 2004, os vencedores da prova foram o uruguaio Alem Rayes e a brasileira Uênia Fernandes.

O evento é aberto a ciclistas de todas as idades. As categorias da prova são as seguintes: elite, masculina e feminina, master (acima de 40 anos), open speed (sub-30, juvenil, sênior A e universitários), open juvenil (12 a 15 anos), open infantil (9 a 11 anos), kids (5 a 8 anos) e free-power MTB e free-power Speed (a partir de 16 anos). As inscrições serão limitadas a 200 atletas na elite masculina e a 100 na feminina.

As inscrições ainda estão abertas e prosseguem até esta quinta-feira, ou quando for atingido o número limite de cada categoria. Os interessados podem confirmar participação pelo site www.copaamericadeciclismo.com.br, ou na subsede da Federação Paulista de Ciclismo, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na Av. Senador Vergueiro, 4.500, Rudge Ramos, São Bernardo. As taxas são de R$ 30,00 para todas as categorias.

A V Copa América de Ciclismo é uma realização e organização da Rede Globo de Televisão e Yescom. A supervisão é da Federação Paulista de Ciclismo, Confederação Brasileira de Ciclismo e União Ciclística Internacional, com apoio da Prefeitura do Município de São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo. O patrocínio é da Oi, Sedex, Goodyear, Wizard e Siemens.


|

Como Nadar em Água Fria

Fonte: Igor de Souza

Para se ter uma idéia, o circuito mundial de maratonas aquáticas tem uma média de 10 provas anuais e apenas 3 provas tem a temperatura da água acima dos 20°C. Como exemplo de uma das provas mais frias e por sinal a mais difícil, a travessia de Saint Jean no Canadá, uma travessia de 40Km em lago com temperatura entre 12°C e 16°C. Costumam largar nesta prova entre 22 a 26 nadadores e normalmente abandonam a prova entre 10 ou 12 atletas devido a hipotermia.

Mas como então nadar em uma água tão fria?
Resposta: treinando..., assim como treinamos para terminar ou melhorar a performance em uma travessia, você também treina para suportar temperaturas baixas na água. Deve-se praticar em água fria. No começo, nadar uma vez por semana de 10 a 20 minutos e ir aumentando gradativamente a frequência e o tempo de permanência na água. Não é necessário treinar todos os dias em água fria, apenas o suficiente para evitar o choque ao encarar temperaturas baixas. Sempre que for nadar em águas frias deve-se entrar aos poucos na água. Primeiro coloque os pés e mãos, em seguida molhe o rosto, o peito, e os rins e só depois mergulhe. Em uma prova com água fria, procure nadar um pouco antes da largada, para aquecer a musculatura e sentir melhor a água. Se não tiver oportunidade de fazer um "molha corpo" antes da prova, inicie a prova em um ritmo mais lento e aumente gradativamente. Muitos atletas acham que devem iniciar a prova forte para esquentar o corpo, o efeito é o contrário, devido à baixa temperatura da água a tendência da musculatura é enrijecer, obrigando o atleta a nadar mais lento e conseqüentemente a sentir mais frio. É recomendado o uso de vaselina e/ou lanolina para reter a temperatura do corpo, normalmente se passa embaixo dos braços e entre as pernas para evitar o atrito. Para combater o frio costuma-se colocar no peito e na região dos rins. Outra recomendação é o uso da touca, pois perdemos mais de 60% da temperatura do corpo pelas extremidades. Em água fria não é recomendado bater muito a perna, pois os membros inferiores não tem um acumulo de gordura tão grande (a gordura é um isolante térmico natural), e a tendência é a contração dessa musculatura, gerando cãibras e fadiga. Outra dica para suportar o frio é a mentalização. Quando os técnicos dizem que frio é psicológico, no fundo, é uma verdade, com exercícios de mentalização você pode suportar temperaturas baixas de água. Após este ano, a Universidade de Quebec iniciou uma pesquisa com vários nadadores, para tentar entender como conseguiam nadar com uma temperatura baixa, pois os livros de medicina estipulam que o ser humano não sobrevive a uma temperatura interna abaixo dos 30°C. O principal fato foi que, todos os atletas analisados haviam mentalizado o frio que iriam enfrentar e objetivaram terminar a prova.



|

Ironias do esporte

Nesta segunda-feira, Luxemburgo dirigiu uma sessão de treinos físicos mais forte que a de dias anteriores e fez Ronaldo sofrer. O atacante teve dificuldades para acompanhar o ritmo de seus companheiros e terminou o treino esgotado.
O auxiliar Marco Teixeira e o preparador físico Antonio Melo programaram um treino de 45 minutos de duração no qual os jogadores correram três quilômetros e meio.


Podemos ver a diferença entre os mundos: o triatleta de ponta em treino correria pelo menos 12 km acabando minimamente cansado ou mesmo se fizesse um treino intervalado como foi feito com os jogadores correria uns 8 km e acabaria esses 8 km em estado superior ao dos jogadores que correram os 3,5 km.

O engraçado é que estes ganham EUR 250.000 por mês ou mais, enquanto um triatleta de ponta mesmo lá fora não chega nem perto disso em prêmios, muito menos em salários.

Depois ainda dizem que jogadores de futebol, são muito cobrados e são atletas como qualquer outro.

Os poucos que são atletas, regrados e dedicados, se destacam do grupo, um bom exemplo disso é o Cafú, que nunca foi dos mais técnicos e já esta velho para o futebol, mas que em função do seu profissionalismo e dedicação se mantém na elite do futebol mundial.



|

domingo, janeiro 02, 2005

Carla Moreno começa 2005 com vitória no Fast Triathlon de Santos

Equipe do Brasil, que contou com Sandra Soldan e Ana Boccanera, foi vice por equipes

Santos (SP) - Após um ano agitado, com vitórias e muitos problemas de saúde, Carla Moreno começou 2005 com o pé direito e conquistou o bicampeonato do Mundialito de Fast Triathlon, disputado na manhã deste domingo, em Santos. Ela foi a primeira colocada nas duas primeiras baterias e terminou a terceira em segundo. A vice-campeã foi a canadense Jill Savege. Na competição por equipes, o Brasil foi vice-campeão, atrás do Canadá.

“Comecei bem o ano. Mesmo com todas as dificuldades que enfrentei, consegui o título. Infelizmente o Brasil ficou em segundo, mas fiz o melhor de mim, fiz pelo país”, conta Carla (Pão de Açúcar/Unimonte/Nike/Power Bar), que ficou mais de um mês afastada dos treinos devido a um tumor benigno na virilha e, depois, por causa de uma meningite.

O trabalho de equipe foi fundamental para o título. Sandra Soldan (Pão de Açúcar/Brasil Telecom/Reebok) esteve o tempo todo ao lado de Carla, tática definida pelas brasileiras. Nas duas primeiras baterias, Ana Cristina Boccanera segurou pelotão do ciclismo, ação essencial para manter o Brasil sempre à frente. Porém, na terceira bateria, a triatleta carioca sofreu uma queda na última volta do ciclismo, sofreu escoriações, foi levada para o hospital. Ela sofreu fratura na clavícula.

Sandra, quarta colocada no geral, comemorou o resultado. Ela sofreu uma uma grave lesão muscular nas Olimpíadas de Atenas, em agosto, e só agora voltou a disputar provas de triatlon. “É muito gratificante correr em Santos por causa do carinho do público. Lutei muito pelo Brasil, foi uma pena a segunda posição, mas fiz o melhor que pude”, explica.

Jill Savege, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo e 9ª colocada no ranking mundial, ajudou o Canadá a conquistar o título por equipes. Completaram a equipe norte-americana Carol Montgomery e Tara Ross. Savege esteve o tempo todo atrás de Carla e ficou em segundo nas duas primeiras baterias. Na última, ela chegou na frente da triatleta olímpica brasileira, que ficou abalada por ver a companheira Boccanera machucada. “Quando passei pela Ana e a vi toda machucada, tive vontade de chorar, me emocionei, mas segui firme. Sempre tive vontade de vencer da Jill, nada pessoal, apenas por ela ser uma grande triatleta”, finaliza Carla.

Carla Moreno prepara uma surpresa para 2005. ela deve estrear no Ironman Brasil Telecom, que será realizado em maio, quando a triatleta quer apenas conhecer e completar a prova. Seu principal objetivo é o Campeonato Mundial de Triatlon, no Japão, em setembro.

Classificação individual

1ª) Carla Moreno (Brasil)
2ª) Jill Savege (Canadá)
3ª) Lucie Zelenková (República Tcheca)

Classificação por equipes

1º) Canadá
2º) Brasil
3º) República Tcheca

Seletiva Masculina

Juraci Moreira (Curitiba), Bruno Khouri (BH) e Paulo Miyasiro (Santos) venceram, respecitivamente, as três primeiras colocações gerais e definiram a equipe que brigará por um título brasileiro no Mundialito de Fast Triathlon Masculino, marcado para o dia 30, também em Santos.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
Google